17 de fev. de 2012

Resenha: Alice

Por TebhSpekman

Alice - Aventuras de Alice no País das Maravilhas e Através do Espelho

Autor: Lewis Carrol
Editora: Jorge Zahar
Genero: Fantasia

Não há muito o que se falar deste clássico da literatura. Porém, tentarei fazer esta resenha sem contar spoilers. A história de Alice, uma garota fantasiosa que ao se ver entediada se encontra com um diferente coelho branco que além de falar, carregava um relógio de bolso e se mantinha aflito. Ela decide então seguir este coelho e como consequencia cai no buraco do coelho. É então que sua aventura começa!
Desde sua queda pela toca até suas conversas com os estranhos personagens do livro. Alice é uma menina que cativa a cada linha. Extrovertida, fantasiosa e ligeiramente curiosa, ler Alice é um presente para o nosso lado infantil, um reencontro com a criança que as vezes deixamos sufocada!

Quando a menina faz sua primeira jornada que você se encanta, relembra momentos infantis, aonde uma frase, que possuía um outro significado ao pé da letra virava um tormento e uma fonte de inspiração para uma criança com imaginação fértil.



Com o passar do livro, você vai percebendo inclusive mais da personalidade e gostos da menina em relação a tarefas do dia-a-dia. Normal, mas estes gostos e desgostos estão lá no seu sonho e no seu inconsciente.

Gostei muito de ver também, como a Rainha de Copas é realmente tratada. Como todos sempre a vêem como uma tirana, assassina. Inclusive observando as adaptações cinematográficas. Porém ao ler, atentamente, repare no que realmente ocorre com seus "condenados". Achei brilhante a ideia de Carrol.

Medos de uma mente infantil! Medos de uma criança que sempre se via repreendida!

Um ano depois, Alice retorna aos sonhos, Agora atráves do espelho.
Confesso que alguns detalhes, como o "faz de conta" me incomodaram. Mas nada que com o passar do livro não me cativasse. Me apaixonei por personagens frágeis e fortes como a Rainha e Rei Branco, o Cavaleiro... e me irritei com outros como o Humpty, ele é muito cansativo!
Confesso que fiquei, e ainda estou, curiosa com o Rei Vermelho! O que ele realmente era?
E as conversas da Alice com as gatas (inclusive uma Diná mais velha) sempre valem a pena! Eu me diverti muito ao ler este livro.

Um outro detalhe desta edição em especial, são as ilustrações originais e o trabalho com a capa dura, perfeito pra quem gosta de colecionar livros! Um ótimo trabalho da Jorge Zahar!

Ler este livro é indispensável para os amantes de fantasia e uma boa historia!

0 comentários:

 

TebhSpekman Copyright © 2012 Designed by Tebhata Spekman Design e Arte Digital