16 de fev. de 2012

Resenha: Drácula

Por TebhSpekman

Drácula - O vampiro da Noite


Autor: Bram Stocker
Editora: Martin Claret
Genero: Suspense/Terror





Desde 1879 este livro tem sido a inspiração e referência ao vampirismo clássico. Inspirado em relatos do folclore romeno, baseado nos boatos e verdades sobre o Conde Vlad, Drácula é o sumo de tudo que você poderia imaginar em um vampiro.

A narrativa é feita de forma epistolar, a história mescla com relatos em cartas e diários entres os diversos protagonistas, o que foi uma ótima forma do autor trabalhar de diferentes maneiras as visões que todos tinham do Conde.

O suspense começa logo no inicio com a chegada de nosso narrador, Jonathan Harker, em sua viagem ao castelo sombrio e de seu excêntrico dono. Cercado por personagens misteriosos, amedrontados e superticiosos, o jovem mergulha no desconhecido sem saber o quanto sua vida mudaria apartir dali.
E em linhas tortuosas de um cativo, ele começa a descrever o que depois ficou famoso nas características vampíricas: a névoa, a falta de reflexo, a falta de fome, a sedução, as transformações, entre outros pequenos detalhes que transformam essa história num terror extremamente sedutor.

Entre várias tentativas frustradas de fuga e a cada momento, descobrindo mais detalhes sobre seu anfitrião, Jonathan mergulha no desespero e sua vida bem... não falarei mais do que isso ou posso estragar momentos emocionantes.

O fato é que o Conde tinha grande interesse real em conseguir uma noiva perfeita, e pretendia conseguir isto em Londres, ao qual ele planeja uma longa viagem carregando seus caixões, sim, mais um detalhe sobre o mito vampiro, a terra do cemitério, a terra do vampiro deveria acompanha-lo.

E com a chegada de Drácula a Londres é que conhecemos mais personagens cativantes, e emocionantes: como Lucy (uma de minhas favoritas), Van Hellsing e Nina.

Até o conflito final, e um desfecho emocionante, este livro arrebatador e clássico nos emociona.
Por vários momentos prendi a respiração, suspirei, até tive medo do escuro (rsrs) ao imaginar que ele poderia estar na minha janela.
Bram Stocker trabalhou perfeitamente a essência do Vampirismo dos mitos de Nosfetaru, Conde Vlad e acrescentou sua magia sem deturpar uma obra perfeita.

Recomendo a leitura ao menos uma vez na vida.

0 comentários:

 

TebhSpekman Copyright © 2012 Designed by Tebhata Spekman Design e Arte Digital