Pois é, andei realmente muito afastada de vocês nos ultimos tempos não é?
E devendo uma série de matérias. Mas não se aflijam, estou tentando recolocar tudo no seu devido lugar e por isso hoje venho trazer a vocês um segundo post da série de criatividade.
O retorno a primeira parte foi realmente muito bom. Fiquei particularmente feliz, pois gosto de trocar ideias com pessoas que tem prazeres parecidos com o meu. Arte e cultura.
A verdade é que quando venho aqui escrever não tomo a postura de dona da verdade. Pois o máximo que sou é uma amadora que estuda a finco para chegar ao seu objetivo.
Quem quiser ver as duas primeiras dicas e os comentários que dai surgiram é só clicar aqui: Exercícios para criatividade I
Vou falar de mais duas pequenas dicas, que creio a maioria já saber, mas acho bom, sempre dar aquele "estimulo" e quem sabe surge uma sugestão que você ainda não tenha praticado?
Referencias:
Tenha sua pasta de inspiração! Até os grandes artistas usavam deste meio para se inspirar e buscar criatividade. Leia, escute música, veja filmes, séries, visite uma galeria de arte, dê um passeio em um parque.
Catalogue tudo que você gosta, liste, memorize. Nossa arte é sempre uma mistura de tudo que gostamos e repleta de referencias do que ja vimos e vivemos.
E não é dificil exercitar, peque a letra de uma música que você gosta e trabalhe sobre ela. Se for escrevendo: que seja uma cena aonde você reescreva aquela historia. Se for uma arte visual, retrate o ponto mais marcante.
Com o tempo você vai começar a fazer isso sem precisar ler a letra, apenas sentindo...
Olhe tudo a sua volta:
Creio que isso é quase uma continuação do tópico anterior. A verdade é que o mundo ao redor é um palco repleto de material de referencia.
Uma mãe cuidando de um filho, uma discursão de casal ou até o olhar perdido de uma pessoa aparentemente desolada na rua. O fato é que é só abrirmos a porta de casa e há um mundo de material para você se inspirar!
Quando for a um parque, observe as pessoas (só não fique com olhar paranoico ou vão acabar achando que é alguém perigoso rsrs).
Observe! Essa é a palavra chave. E hoje, se possivel tire fotos (praticamente todos tem uma camera no celular) e registre se alguma cena te marcou.
Teste o publico:
Faça exercicios e mostre a pessoas que são do "ramo", se você puder e tiver, e para pessoas que desconhecem sobre o assunto, pais, familia, namorado... É sempre bom ver os dois lados da moeda, saber opiniões, e isto, ajuda até a ver defeitos. Como isso ajuda na criatividade?
Simples, você terá que solucionar esses pequenos problemas. E de preferencia opte por formulas diferenciadas.
E até sugestões das mais inusitadas podem surgir destas pessoas.
Espero que tenha ajudado alguém e que gostem tanto quanto do ultimo artigo!
Se tiverem alguma sugestão podem falar, acho ótimo! Até porque é compartilhando ideias que aprendemos!
Até a próxima
2 comentários:
ótimas dicas querida!
pena que ando sem tempo de exercitar minha criatividade =(
Rascunhe numa folha de papel, amada...
isso facilita MUITO para que sua ideia não se "perca" ;)
Postar um comentário