Acho que o melhor ponto para começar é falando do quanto me senti mal semanas atrás ao ver um certo julgamento de imagens. Não, não eram minhas imagens mas de outros artistas. Amadores ou não, sofreram uma discriminação ou no mínimo um julgamento injusto.
E já não é a primeira vez que vejo isso no meio dos manipuladores e artistas digitais.
Sou uma pessoa observadora. Esta é uma das minhas principais caracteristicas e com isso analiso sempre. Mesmo de longe. E por isso que depois de tanto ver esse tipo de comportamento estou escrevendo essa matéria, desabafo, pedido, enfim, entendam como acharem mais justo.
O fato é que certos julgamentos que alguns manipuladores sofrem a maioria das vezes injustos porque os outros não tem tato, ou ética para julgar.
O que deve ser realmente julgado em uma arte?
As técnicas usadas? Seu conhecimento sobre o tema? Sua criatividade?
Se está dentro do tema? (se estamos falando de um concurso)
Sua saída dentro de limitações impostas as vezes pela obra, tema, ou base?
Ou deve ser julgado através do seu gosto pessoal sobre a arte?
Este é um ponto delicado que venho encontrando em alguns concursos e desafios aonde vejo imagens realmente bem executadas perderem seu espaço por terem "cores demais" ou "cores de menos" ou "a modelo não é bonita" ou "não gosto deste estilo, acho sem graça". Isso não é julgamento. Isso é sua opinião sendo imposta sobre um grupo ou definindo um concurso, ou até o estilo que um artista deve seguir.
Quando você está analisando ou julgando uma arte o seu gosto pessoal deve ser posto por terra.
Você não é a unanimidade que fará aquele artista ser ou não reconhecido.
Antes de mais nada, você deve avaliar retirando seu coração. Analise técnica. Como um professor com um aluno.
Antes de criticar, saiba o que realmente está levando em conta. Se apenas o seu gosto ou realmente algo que pode fazer a diferença para o artista.
Seja profissional ou amador. Todos devem ter o direito de melhorar através de sugestões verdadeiras. Mostre que você realmente possui conhecimento sobre aquilo a ponto de acrescentar algo.
Ninguém é seu concorrente. Apenas mais um colega ou quem sabe um amigo que compartilha do seu desejo e paixão pela arte.
Tente ajuda-lo, quem sabe, você mesmo não será ajudado e quem sabe você não ira melhorar sua arte vendo os defeitos na arte do outro?
Fica minha reflexão sobre o assunto.
Até a próxima.
Ps: ainda essa semana farei um review sobre as 5 sessões do AnimaMundi que assisti no primeiro final de semana do festival. Aguardem.
15 comentários:
Olá Tebh sou o Luis Ribeiro da comuna Photoshop Secrets.Excelente assunto e já tinha observado isso também.Você foi extremamente feliz colocando a público esta questão.Abrange vários fatores e até ética seria um deles.Adorei teu texto Tebh meus parabéns.Ah se cada "artista" lesse essa matéria e absorvesse mesmo em sua alma e mente.Seria perfeito.Sim concordo contigo em gênero nº e grau quando diz sobre questão de gosto pessoal.Já vi algumas vezes o cara nem avaliar direito assim com má vontade fazaendo vista grossa por determinada obra por (ah não gosto deste estilo) isso é mais comum do que imagina-se.Muito triste isso.Eu acredito que, antes de mais nada, uma boa critica para ser de fato construtiva tem que ser feita com extremo respeito.Afinal ninguém é perfeito e se formos avaliar ou analisar uma obra especifica seja de que artista for, sempre haverá um erro nem que seja do tamanho de uma cabeça de um alfinete mas haverá.Acho até engraçado isso tudo pois já me deparei com algum "artista" cheio de propriedade criticando algum trabalho de determinado colega de profissão ou de hobby.Ai de curioso fui ver alguns trabalhos dele e pasme alguns estavam cheios de erros e deslizes técnicos.Eu até rio disso.É isso Tebh é isso galera vamos sim criticar9 eu prefiro conversar trocar idéias) mas sempre sabendo bem o que está falando e principalmente com todo respeito possivel.E finalizo dizendo que um artista visual mesmo para ser completo tem que se deixar aventurar em vários mares, em varios ares enfim, em vários campos só assim sua mente será de fato aberta.
Parabéns pelo texto Tebh.Vou divulgar.
oi Luis, fico honrada que tenha realmente gostado do meu texto ^^ Isso é algo que realmente me incomoda MUITO nesse meio. E concordo quando você comenta sobre esses artistas "estrelas" que criticam MUITO o trabalho dos outros e possui inumeros erros nos proprios e o pior. Geralmente não aceitam que você "fale mal".
Tem gente que sei que não vai muito com a minha cara exatamente por eu ser assim: sincera.
Se tem algum detalhe que não gosto na arte (por tecnica) eu falo, e se eu souber como ajudar ainda tento dizer que caminho a pessoa pode tentar tomar.
Claro que com amigos que posso ser sincera. Eu falo que não gosto do trabalho. Mas também encontro pontos positivos (a tecnica, a ideia)
Acho que é por ai que o artista cresce. Tanto o que tá sendo criticado como o que critica.
E sobre caminhar por outros ares eu acho MAIS do que correto!
E sim, se me ajudar a divulgar podemos tentar semear nem que seja uma mente com essa ideia.
Obrigada pelo apoio Luis!
Abração!
Tebh eu fico feliz também que tenhas gostado de minhas palavras e assim vamos interagindo de forma altamente saudável, sincera e positiva assim como tem que ser sempre.Alguns podem até julgar essa nossa prosa aqui e dizer mas quanta hipocrisia quanta rasgação de seda, quanta média quanto blá blá blá mas não mesmo quem me conhece sabe que não sou de fazer média com ninguém e digo o que penso e gosto de elogiar quem ou o que eu ache que realmente mereça.E pelo que pude já captar de tua personalidade tu és assim tambem.Bem eu não somente disse que vou divulgar como não sou homem de falar e não cumprir e já tratando disso queria saber se tu autoriza eu como moderador da comuna a qual você tambem é moderadora a querida Photoshop Secrets a abrir um tópico com este teu maravilhoso texto.Aliás vou mais longe se você me autorizar eu criarei um topioc em algumas comunas de photoshop que faço parte.Acho que este texto tem que chegar ao maior nº possivel de pessoas do meio.
Beijo
Claro que autorizo! Ontem conversando com um amigo sobre o texto ele me disse que achou até estranho eu não ter escrito ele antes. (e concordo com ele) mas queria fazer isso de forma correta. Pois confesso que as vezes dependendo do meu estado de espírito o texto poderia sair um tanto quanto mais, forte, o que poderia deixar alguns assustados.
Sim, sou sincera em determinados momentos até d+.
Quando me pedem opinião falo o que penso... Claro que alguns não gostam disso em mim. Mas me orgulho deste ponto pois acho que só assim eu e as pessoas ao redor podem mudar.
Tá autorizado sim a divulgar o texto.
Obrigada pelo apoio e é semeando ideias novas que vamos mudando aos poucos...
Beijo e muito obrigada!
Ok então Tebh vou agir.E te mantendo a par e te avisando.As comunas que eu abrir topico te repasso.
P.S Ser sincero sempre será uma grande qualidade uma virtude até das mais nobres.Jamais um defeito.Muitos não entendem isso infelizmente.Ser sincero torna-se um grande defeito quando é feito de forma desrespeitosa mas se houver educação e respeito jamais.Claro dependendo do grau de sensibilidade de cada um pois pode-se magoar profundamente alguém muito sensivel.Nem todos são ou estão preparados para encarar a sinceridade.É questão de bom senso tambem.
Obrigado Tebh beijo
Hm...bela matéria minha amiga,sei que tava pra fazer isso a um bom tempo.Fez excelentes colocações,como disse nosso amigo Luis.O julgamento parece ser por afinidade,gosto pessoal,ou "birrinha" de alguns e até mesmo as vezes,por se acharem superioires,o que é uma completa falta de imparcialidade.A crítica de forma "errada",não acrescenta em nada,além de rebaixar e muito o artista e seu trabalho,falo por experiência própria.Já a crítica construtiva,enautece bastante,pq mostra que fez um bom trabalho,mas pode melhorar,e a recepção de uma critica assim é bem mais "tranquila",pq não vai ser nada impactante do tipo:"Nossa que iluminação horrível","seu estilo é sem graça",coisas assim,e sim do tipo:"Vc podia trabalhar um pouco mais tais pontos da iluminação","tenta isso pra melhorar aquilo".Acho que assim,seria bem melhor de conviver nesse meio,que as vezes ão é fácil,quase sempre por esse motivo,que pode parecer tão banal para alguns,mas não é...a crítica construtiva.
Uma opinião minha,é que a crítica construtiva,deveria ser feita de forma reservada e não aberta ao público,pq na minha opinião,todas as atenções se voltam aos defeitos e quase ninguém vê as qualidades mais,mas é só uma opinião minha isso.
Um ponto principal também,é saber opinar e respeitar o estilo,saber ver a beleza,a técnica e afins independente se você gosta do estilo,tema,artista,modelo,etc.(o que dificilmente ocorre)
Espero que muita gente reflita sobre isso,pq causa um mau estar muito grande e ninguém é o dono da verdade,ou unanimidade como vc mesma disse Tebh.Meus parabéns pela matéria e iniciativa!Ficou perfeita!!Sempre que puder,vou divulgá-la!
Beijo Tebh!!
E mais uma vez parabéns!!
Vc tocou no ponto chave da questão Tebh. A grande maioria não vê o outro artista, como um amigo ou alguém que possa ajudar ou ser ajudado e sim um concorrente.
Muitas vezes depois que eu usei um stock, que uma outra pessoa já tinha usado.A mesma veio comentar na minha arte apontando apenas os defeitos.Ai quando eu me perguntava o por que, ia lá e via que a minha arte tinha recebido mais favs do que a dela.
Ou então é como vc mesmo disse, a pessoa reclama se vc usa muita cor, mas se usa pouco tb reclama.Ou se vc por acaso resolve fazer algo novo, vc está mudando seu estilo.
Tem algumas pessoas que se dizem artistas, mas só sabem derrubar os outros com suas "criticas".
Falta ética de muita gente na hora de comentar em um trabalho.E outra vc quer chamar a atenção para um erro que a pessoa cometeu, manda um nota, chama no msn, manda um e-mail.Não precisa expor opinão sua para todo mundo ler.Isso é expor a pessoa ao ridiculo.Eu sempre quando quero dar uma dica para alguém faço isso.
Bela matéria amiga!
Ane,
Sim, eu sinceramente me pergunto o porque?
Eu faço arte porque AMO isso. Não sou top, ainda, pois possuo metas e ainda to longe delas. Mas não vejo meus colegas (amadores ou não) como concorrentes. Mas colegas e amigos. Aprendo MUITO com eles sem tentar parecer com eles.
Esse lance de stock É engraçado. Até pq, tem stocks q são limitados... você não tem como ter muitas coisas a serem feitas com ele. Os trabalhos saem "parecidos" mas isso não quer dizer que o trabalho é mal feito?
E mudar o estilo eu acho primordial se você busca ser um artista completo. (ao menos eu busco). Quero tentar coisas novas, quem sabe nao aprendo algo para aplicar no meu "estilo principal"? penso assim.
Outra coisa que comentei com o Jorge outro dia no msn: tem gente q critica por inveja.
Gente, coisa infantil mas é o que ocorre. Ele vê sua arte ganhando um pingo de destaque e se ele não tem (ou até tem mas acha q vc nao deve ter) cai em cima por inveja... ou ciume... sei lá!
Tem horas q não entendo a cabeça humana kkkk
E concordo sobre saber o momento de criticar... e como criticar e quem criticar... afinal temos também as pessoas que NÃO aceitam criticas!
Beijos querida... tava com saudades
Luis, obrigada por estar ajudando na divulgação.
E sim, sinceridade, ainda mais se feita na hora certa é qualidade sempre. O que tem pessoas q nao tem é coragem de ouvir a verdade tbm!
Mandou bem demais ^^
Obrigada! O apoio que estão dando a essa matéria é muito importante.
Jorge, desculpe a demora. Acabei pulando o seu comentário! o.o
Sobre a "reserva" eu acho que é questão de "tato" de quem vai comentar.
Se você não tem intimidade é bom que seja reservado mesmo. Se você possui intimidade e sabe que a pessoa não liga, acho que o cuidado é desnecessário.
Como falei, o tato é o ponto forte. Isso inclusive na forma como você vai criticar. Pois com pessoas que você tem mais liberdade e sabe que são menos sensíveis (não to falando que uma coisa acarreta a outra, mas é com a primeira que você conhece a segunda)
é mais facil de até brincar com a situação.
Mas quando não se tem é bom "pensar" antes de falar e quais palavras vão ser usadas.
Pois uma palavra mal dita... e ainda mais quando ela se repete, pode prejudicar até o futuro do artista.
Pois ele pode acabar perdendo o estimulo pela arte. Não por se importar com o que os outros pensam, mas por ver que seu esforço pode estar sendo em vão.
Também espero que muitos sejam ajudados com essa matéria!
Beijos Jorge, você é um amigo em tanto!
Oi Tebh!
Concordo contigo. Quando alguém julga com "paixão" , já perdeu a razão. É preciso sempre tentar encontrar a linha tênue entre gosto pessoal e o que é bom tecnicamente. O resto é trollageeeeeeeem! hahah
Todo artista deve ser estimulado... Até porque existem coisas na arte q não necessitam de justificativas técnicas. É arte do jeito que é.
Seu texto vale muito não só pra arte digital, mas pra todos os campos da vida.
=]
Abraço.
Parabéns pelos trabalhos.
Olha o Renanzito ai :D
E sim, eu direcionei na arte digital pois é aonde estou mais "inserida". Porém até já citei com amigos arte tradicional ou até livros...
Penso que é um debate saudavel para todos em todos os sentidos. Afinal quem ainda não percebeu que as coisas devem ser feitas assim, pode aprender né? hehe
Sim, Machado de Assis não usava o portugues sempre correto (o mesmo com o famoso Paulo Coelho). E são reconhecidos. Gostando ou não a arte deles (literatura) caiu nas graças do povo! hahahaha E eles possuem seus méritos, não pela gramatica correta, mas porque os textos tem algo que estimula as pessoas.
Paixão não deve estar dentro da critica. Tem que ser posta por terra!
Obrigada por estar aqui apoiando Renan!
Abração! :D
Postar um comentário