Mostrando postagens com marcador ética. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador ética. Mostrar todas as postagens

8 de nov. de 2010

Top sites de Free Stock Image / Banco de Imagem Free

Por TebhSpekman 4 comentários

Quando criei a matéria explicando O que é Stock, não me atentei para uma das minhas falhas ao publica-la.

Expliquei o que era uma stock image (banco de imagem) mas só citei como fontes 3 sites.
Pois bem, para ajudar os iniciantes na área estarei aqui, colocando uma lista de sites de imagem free.




1 - sxc.hu


Quem souber de outros sites, fontes e afins me avisem. Pretendo fazer outras listas como esta, além de aumentar aqui, afim de ajudar as pessoas que as vezes se limitam a apenas 1 único site para montar seu banco de imagens.

O intuito é ajudar a todos a enriquecer seu trabalho!

E não se esqueçam de sempre ler as regras destes sites, dos donos das imagens e respeitarem as dicas que falei no post "O que é StockImage?"

Em breve teremos novas matérias e dicas!

Até mais!


19 de out. de 2010

Sobre a Arte em massa...

Por TebhSpekman 0 comentários


Você já reparou que algumas pessoas tendem a ter a necessidade de ver um grande número de peças suas produzidas? Independente da qualidade, elas estão pensando em quantidade.

Será que realmente isto, faz um artista ser bom? O segredo está na qualidade ou na quantidade?




Vamos analisar este ponto de forma histórica?

Não voltaremos muito, mas apenas ao Renascimento. Aonde muitos artistas despontaram e outro inúmeros anônimos tem suas obras admiradas até hoje. Será que alguma destas artes foi feita em apenas um dia? sem estudos prévios, analise de cor, forma.

Será que nenhuma delas foi pensada dentro de um conceito?

Todos sabemos as respostas destas perguntas. O fato é que nenhuma destas artes era feita na base da correria, na base da quantidade ao invés da qualidade.

Mas os tempos mudaram, isso também mudou...

Concordo e digo mais, hoje o desafio não é menor ou maior. Mas é outro. E o fato é que uma arte, hoje deve ser feita em muito menos tempo. Não só por causa do mercado, mas porque hoje, o mundo é corrido. Nada espera.

Nem as nossas idéias.
Mas se por um lado o tempo é corrido...
nossas ferramentas de trabalho mudaram, e muito.
Hoje a arte digital está em expansão exatamente por esse motivo. Convenhamos que não é apenas estética, mas o mercado precisa de resultados rápidos.

No entanto não quer dizer que aqueles outros quesitos que mencionei anteriormente não devam ser trabalhados. Conceito, forma, cor... etc...

Mas então o que há de errado?

Simples. Hoje, a maioria dos artistas digitais tem uma necessidade absurda de apresentar seus resultados no menor tempo possível. Logo em seguida ao "terminar" de trabalhar a arte já estão mostrando, divulgando... sem analise de critérios e erros.

Alguns, e não me excluo deste grupo, até tentam mostrar para outros artistas, ou pessoas de confiança sua obra. Afim de que elas dêem uma avaliação prévia do que está sendo apresentado afim de que erros grosseiros não sejam publicados sem uma 'correção'.

E veja, não acho isso errado. De modo algum. Trabalho com arte digital e sei que sempre é necessário que um outro olho veja o que não vemos. Em todo ramo de trabalho é sempre necessário um supervisor que deite seus olhos com atenção.

Mas não apenas o supervisor deve encontrar erros.

Seja supervisor do seu supervisor.

Antes de mais nada fique claro que não estou desmerecendo ninguém!

Mas o fato é que o próprio artista precisa saber avaliar seu trabalho sozinho. Depois dos ajustes que você tiver feito, através da dica de alguém de confiança. Feche o trabalho! Isso mesmo, deixe ele parado por um dia (ou mais se for possível) só o abra depois deste prazo.
Essa é uma dica valiosa. O olho humano se acostuma com as imagens que estão vendo por um longo período não captando erros até grosseiros. Dê um descanso a sua mente e vista e reavalie seu trabalho. Veja se não falta algum recorte que acabou ficando mal feito. Uma layer que deveria ter sido escondida... até a repensar em pequenos detalhes.

Antes de publicar, a hora do pente fino.

Isso mesmo, investigue, dê um zoom e vasculhe sua imagem, tanto nos detalhes mais importantes quanto nos que não são tão importantes. É nessa hora que você vai realmente finalizar. E imagine, como se aquele fosse o trabalho mais importante da sua vida (você nunca vai saber antes, não é?) Então prepare como tal.

Para você ter idéia. Esse mesmo texto já estou escrevendo pelo segundo dia. Exatamente porque estou trabalhando as idéias e no momento estou passando o pente fino por ele.

Esse processo pode levar uns 3 dias, como pode levar 1 mês, ou mais. Mas o fato é que cada trabalho tem o seu tempo. Mas também, cada trabalho terá seu brilho. E é por isso que artes feitas em massa perdem as vezes seu status.



Elas são feitas por fazer. Para completar um número! Pode haver alguma inspiração? Sim. Mas essa inspiração não vai estar sendo totalmente explorada para atingir a meta de uma ou mais artes por dia.

Repense nestes fatos. Reveja seu processo de criação... Michelangelo não levou uma hora e meia para fazer a Capela Sistina. Talvez, ele tenha levado quase a vida toda dele para chegar naquele momento.

Arte não é algo enlatado que deva ser produzido em massa. E vamos deixar claro que não estou falando de uma arte comercial, que você tem um briefing e prazos do cliente para produzir. Estou falando da arte que sai do coração, aquela que faz as pessoas pararem, pensarem, emocionarem.


"Um croqui sai em poucos segundos, a idéia é trabalhada para sempre..."


E você? Se considera um artista de massa ou não? Comente. Fale o que pensa sobre o assunto e participe!

A imagem utilizada nessa matéria é do site sxc.hu assim como a maioria das imagens que uso para ilustrar matérias (salvo outros casos)

18 de out. de 2010

O que é Stock Image? [Banco de Imagem]

Por TebhSpekman 2 comentários

Pretendo começar uma série de matérias sobre certos comportamentos, éticas e respondendo algumas dúvidas que a maioria dos artistas (digitais ou não) possuem.

Hoje começarei tentando explicar o que realmente são as imagens consideradas Stock, ou como alguns conhecem imagens que fazem parte de um Banco de imagens.

Afinal, o que elas são?

São imagens que outros artistas, fotografos ou não. Disponibilizam para que outras pessoas as usem em seus trabalhos artisticos.
Deve-se prestar a atenção que estas imagens, apesar de fazerem parte de um banco de imagens para artes, possuem cada uma, uma regra especifica de utilização (os termos de uso) que o seu dono disponibiliza. Essas regras devem ser sempre lidas, e seguidas.

E em que geralmente consistem essas regras?

Simples, vamos usar como exemplo que uma modelo, disponibilize suas fotos para que outros a usem para criar suas próprias imagens. E seu objetivo é ver suas fotos sendo usadas em artes, sem fins lucrativos, ou que estes, quando houver lhe sejem avisados. E não gostaria também de ver suas fotos, seu corpo sendo usado em artes que sejam... macabras (sem cabeça, ou sem alguma outra parte do corpo, com muito sangue e etc...)
Se ela não usar do seu direito de impor regras claras e direcionadas ao uso que ela deseja, pode ser que um dia ela encontre uma obra numa capa de revista usando sua imagem exatamente nas condições que ela não desejaria.
Resumindo: o primeiro principio de seguir as regras do banco de imagem é: ter respeito ao outro artista que despendeu, dinheiro, tempo e seu corpo (as vezes) para lhe proporcionar uma peça.
Este pode ser apenas um dos vários exemplos que poderia citar sobre o assunto.

Então como encontrar essas regras?

Geralmente, todo banco de imagem (mesmo que individual) possui um link para uma pagina de regras, direitos e afins. SE por acaso ele não existir, procure, pois raramente ele "não existe". Claro, que em geral os stockers, mantem suas regras em locais de fácil acesso. Mas nem sempre, até porque alguns são inesperientes. Mas nada que uma tentativa de contato não resolva. Mas sempre, procure seguir essas regras.

E como faço para creditar?

Assim como em um livro, revista. Nas artes visuais em geral tem um espaço para descrição (se não houver até um para crédito), use-o! Se não houver espaço suficiente, coloque um link que redirecione ao local aonde esse crédito apareça.

E o que é uma foto livre de direitos?

Fotos livres de direito são fotos que podem ser usadas de forma idenpendente. Não importando a mídia e o número de vezes utilizada. Você pode encontrar fotos livres de direitos que são de graça e outras pagas (preço fixo).

E como encontrar Bancos e Imagens?

Há diversos sites, como o http://www.sxc.hu ; o Deviantart ; e o http://bluevertigo.ar são alguns destes exemplos.
Mas sempre fique atento as regras de cada imagem!



Bem, creio que falei o básico do básico. Mas que raramente vejo escrito e dito. E o que vocês pensam sobre? Alguma informação complementar? Comentem! Criticas e dúvidas sempre são bem vindas!


A imagem utilizada nessa matéria é do site sxc.hu assim como a maioria das imagens que uso para ilustrar matérias (salvo outros casos)

10 de set. de 2010

Desabafo...

Por TebhSpekman 5 comentários
Bem, eu preciso escrever este post para dizer algumas palavras ...
Palavras triste porque nesses dias eu senti que eu estou tão triste com algumas pessoas no DeviantArt.

Eu não acredito que eu sou um grande artista ... estou aprendendo, e tentando aprender o que me é possível.
Eu não tenho muito tempo para a praticar como algumas pessoas aqui ... Eu não tenho a experiência que alguns possuem... Eu trabalho muito e todo o tempo livre que tenho divido com meu marido, com o descansar, com estudos e praticando os meus hobbys.
Photoshop é um deles ... não é o único!
Eu sonho, um dia, vou ser a melhor, não que ninguém, mas dentro do meu limite. Eu trabalho duro para isso ... Eu não tenho muito talento, eu sei ... mas eu vou tentar, e eu serei a melhor!

Então ... Eu não me importo com as pessoas que dizem mentiras para mim ... Estou cansada de ficar chateada com isso!
Eu não me preocupo com palavras belas que dizem que eu sou uma artista maravilhosa e do outro lado dizem coisas horríveis sobre minha arte, meu trabalho e sobre mim. Cansei de me importar com essas pessoas!

Eu não me preocupo com más amizades. Cansei de procura-las e de me importar com o que dizem. Eu quero ter amigos que realmente gostam de mim! E sempre dizem a verdade. Mesmo que me machuquem na hora, sabem que é o melhor para mim! ... Eu quero a verdade!

No passado eu escrevi um post sobre criticas. E um dia, espero eu, ver as mudanças ... Eu acredito nisto ...

Aos meus amigos...

Eu amo MUITO o apoio que me dão sempre... independente de tudo...
vcs são maravilhosos! Amo vocês!

19 de jul. de 2010

Como fazer uma crítica construtiva?

Por TebhSpekman 15 comentários
Acho que o melhor ponto para começar é falando do quanto me senti mal semanas atrás ao ver um certo julgamento de imagens. Não, não eram minhas imagens mas de outros artistas. Amadores ou não, sofreram uma discriminação ou no mínimo um julgamento injusto.
E já não é a primeira vez que vejo isso no meio dos manipuladores e artistas digitais.

Sou uma pessoa observadora. Esta é uma das minhas principais caracteristicas e com isso analiso sempre. Mesmo de longe. E por isso que depois de tanto ver esse tipo de comportamento estou escrevendo essa matéria, desabafo, pedido, enfim, entendam como acharem mais justo.

O fato é que certos julgamentos que alguns manipuladores sofrem a maioria das vezes injustos porque os outros não tem tato, ou ética para julgar.

O que deve ser realmente julgado em uma arte?

As técnicas usadas? Seu conhecimento sobre o tema? Sua criatividade?
Se está dentro do tema? (se estamos falando de um concurso)
Sua saída dentro de limitações impostas as vezes pela obra, tema, ou base?

Ou deve ser julgado através do seu gosto pessoal sobre a arte?

Este é um ponto delicado que venho encontrando em alguns concursos e desafios aonde vejo imagens realmente bem executadas perderem seu espaço por terem "cores demais" ou "cores de menos" ou "a modelo não é bonita" ou "não gosto deste estilo, acho sem graça". Isso não é julgamento. Isso é sua opinião sendo imposta sobre um grupo ou definindo um concurso, ou até o estilo que um artista deve seguir.

Quando você está analisando ou julgando uma arte o seu gosto pessoal deve ser posto por terra.
Você não é a unanimidade que fará aquele artista ser ou não reconhecido.
Antes de mais nada, você deve avaliar retirando seu coração. Analise técnica. Como um professor com um aluno.

Antes de criticar, saiba o que realmente está levando em conta. Se apenas o seu gosto ou realmente algo que pode fazer a diferença para o artista.
Seja profissional ou amador. Todos devem ter o direito de melhorar através de sugestões verdadeiras. Mostre que você realmente possui conhecimento sobre aquilo a ponto de acrescentar algo.

Ninguém é seu concorrente. Apenas mais um colega ou quem sabe um amigo que compartilha do seu desejo e paixão pela arte.
Tente ajuda-lo, quem sabe, você mesmo não será ajudado e quem sabe você não ira melhorar sua arte vendo os defeitos na arte do outro?

Fica minha reflexão sobre o assunto.

Até a próxima.

Ps: ainda essa semana farei um review sobre as 5 sessões do AnimaMundi que assisti no primeiro final de semana do festival. Aguardem.
 

TebhSpekman Copyright © 2012 Designed by Tebhata Spekman Design e Arte Digital