Acho que o melhor ponto para começar é falando do quanto me senti mal semanas atrás ao ver um certo julgamento de imagens. Não, não eram minhas imagens mas de outros artistas. Amadores ou não, sofreram uma discriminação ou no mínimo um julgamento injusto.
E já não é a primeira vez que vejo isso no meio dos manipuladores e artistas digitais.
Sou uma pessoa observadora. Esta é uma das minhas principais caracteristicas e com isso analiso sempre. Mesmo de longe. E por isso que depois de tanto ver esse tipo de comportamento estou escrevendo essa matéria, desabafo, pedido, enfim, entendam como acharem mais justo.
O fato é que certos julgamentos que alguns manipuladores sofrem a maioria das vezes injustos porque os outros não tem tato, ou ética para julgar.
O que deve ser realmente julgado em uma arte?
As técnicas usadas? Seu conhecimento sobre o tema? Sua criatividade?
Se está dentro do tema? (se estamos falando de um concurso)
Sua saída dentro de limitações impostas as vezes pela obra, tema, ou base?
Ou deve ser julgado através do seu gosto pessoal sobre a arte?
Este é um ponto delicado que venho encontrando em alguns concursos e desafios aonde vejo imagens realmente bem executadas perderem seu espaço por terem "cores demais" ou "cores de menos" ou "a modelo não é bonita" ou "não gosto deste estilo, acho sem graça". Isso não é julgamento. Isso é sua opinião sendo imposta sobre um grupo ou definindo um concurso, ou até o estilo que um artista deve seguir.
Quando você está analisando ou julgando uma arte o seu gosto pessoal deve ser posto por terra.
Você não é a unanimidade que fará aquele artista ser ou não reconhecido.
Antes de mais nada, você deve avaliar retirando seu coração. Analise técnica. Como um professor com um aluno.
Antes de criticar, saiba o que realmente está levando em conta. Se apenas o seu gosto ou realmente algo que pode fazer a diferença para o artista.
Seja profissional ou amador. Todos devem ter o direito de melhorar através de sugestões verdadeiras. Mostre que você realmente possui conhecimento sobre aquilo a ponto de acrescentar algo.
Ninguém é seu concorrente. Apenas mais um colega ou quem sabe um amigo que compartilha do seu desejo e paixão pela arte.
Tente ajuda-lo, quem sabe, você mesmo não será ajudado e quem sabe você não ira melhorar sua arte vendo os defeitos na arte do outro?
Fica minha reflexão sobre o assunto.
Até a próxima.
Ps: ainda essa semana farei um review sobre as 5 sessões do AnimaMundi que assisti no primeiro final de semana do festival. Aguardem.