Mostrando postagens com marcador cultura. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador cultura. Mostrar todas as postagens

15 de out. de 2010

Novo parceiro - promoção!

Por TebhSpekman 1 comentários
Hoje aconteceu o lançamento de um blog ótimo sobre livros da minha amiga Regiane Cristina, é o Ler e Devanear. Que por sinal é nosso mais novo parceiro! E para ficar ainda melhor o blog começou já com uma promoção:



Para participar é bem simples, vá ao blog, e siga todas as regras do post que lá está. (sim, não vou por todas aqui, para você ir lá e participar! )

O que você está esperando? Eu já fui e já to concorrendo! ;)

e ainda nesse final de semana tem post novo!

20 de ago. de 2010

Nicolas era... - conto

Por TebhSpekman 4 comentários
Para alguns que ainda não conhecem nada da obra do mestre (leia-se Neil Gaiman). Hoje o Nery(um dos meus amigos do UNF) me apresentou a este conto, que por minha falta de tempo em terminar o livro "Fumaças e Espelhos" ainda não tinha lido.
Para terminar bem a sexta fiquem com Nicolas era...

"Nicolas era mais velho que o pecado e sua barba não podia ficar mais branca. Ele queria morrer.
Os anões nativos das cavernas do Ártico não falavam sua língua, mas chilreavam na deles e realizavam rituais inconpreesíveis quando não estavam trabalhando nas fábricas.
Uma vez ao ano, forçavam-no, aos prantos e sob protestos, pela Noite Sem Fim. Durante jornada, permaneceria ao lado de cada criança do mundo, deixando um dos presentes invisíveis dos anões ao pé da cama.
As crianças dormiam, congeladas no tempo.
Ele invejava Prometeu e Loki, Sísifo e Judas. Seu castigo era mais sombrio.
Ho.
Ho.
Ho."
(GAIMAN, Neil. Fumaça e Espelhos. Contos e Ilusões. São Paulo:Via Lettera Editora e Livraria,2002,p 50)

28 de jul. de 2010

24º Prêmio Design MCB

Por TebhSpekman 0 comentários


A semana continua muito corrida. To com muitas matérias para escrever mas pouco tempo, já que estou tentando me dedicar em uma meta grande. (devido ao pouco tempo que tenho para me preparar) Com o tempo conto mais sobre ela.

Mas como já publiquei no meu outro blog: http://touchup.wordpress.com Deixo aqui uma dica aos Designers de plantão.

Estão abertas as inscrições para o 24º Prêmio Design MCB.

Elas estão ocorrendo de: 19 de julho a 19 de agosto.

Mais informações acesse:

http://www.mcb.org.br


Quem sabe seu trabalho não ganha um destaque?

23 de jul. de 2010

Está quase no fim: AnimaMundi 2010

Por TebhSpekman 0 comentários
Sei que to hiper atrasada com meus reviews sobre o que vi no final de semana passada no festival.
E que esse final de semana ele está terminando aqui no Rio de Janeiro.
Mas para quem ainda não conferiu, ou é de Sampa aonde ele ainda vai começar, segue novamente a programação:


Além disso, no CCBB está acontecendo uma exposição que parece prometer. São ilustrações do Cartunista Ziraldo mostrando sua visão e versão dos Super-herois dos quadrinhos.
Pretendo conferir. Quem é do Rio de Janeiro e não sabia o que aprontar no final de semana fica a dica.

Por enquanto é só pessoal.


19 de jul. de 2010

Como fazer uma crítica construtiva?

Por TebhSpekman 15 comentários
Acho que o melhor ponto para começar é falando do quanto me senti mal semanas atrás ao ver um certo julgamento de imagens. Não, não eram minhas imagens mas de outros artistas. Amadores ou não, sofreram uma discriminação ou no mínimo um julgamento injusto.
E já não é a primeira vez que vejo isso no meio dos manipuladores e artistas digitais.

Sou uma pessoa observadora. Esta é uma das minhas principais caracteristicas e com isso analiso sempre. Mesmo de longe. E por isso que depois de tanto ver esse tipo de comportamento estou escrevendo essa matéria, desabafo, pedido, enfim, entendam como acharem mais justo.

O fato é que certos julgamentos que alguns manipuladores sofrem a maioria das vezes injustos porque os outros não tem tato, ou ética para julgar.

O que deve ser realmente julgado em uma arte?

As técnicas usadas? Seu conhecimento sobre o tema? Sua criatividade?
Se está dentro do tema? (se estamos falando de um concurso)
Sua saída dentro de limitações impostas as vezes pela obra, tema, ou base?

Ou deve ser julgado através do seu gosto pessoal sobre a arte?

Este é um ponto delicado que venho encontrando em alguns concursos e desafios aonde vejo imagens realmente bem executadas perderem seu espaço por terem "cores demais" ou "cores de menos" ou "a modelo não é bonita" ou "não gosto deste estilo, acho sem graça". Isso não é julgamento. Isso é sua opinião sendo imposta sobre um grupo ou definindo um concurso, ou até o estilo que um artista deve seguir.

Quando você está analisando ou julgando uma arte o seu gosto pessoal deve ser posto por terra.
Você não é a unanimidade que fará aquele artista ser ou não reconhecido.
Antes de mais nada, você deve avaliar retirando seu coração. Analise técnica. Como um professor com um aluno.

Antes de criticar, saiba o que realmente está levando em conta. Se apenas o seu gosto ou realmente algo que pode fazer a diferença para o artista.
Seja profissional ou amador. Todos devem ter o direito de melhorar através de sugestões verdadeiras. Mostre que você realmente possui conhecimento sobre aquilo a ponto de acrescentar algo.

Ninguém é seu concorrente. Apenas mais um colega ou quem sabe um amigo que compartilha do seu desejo e paixão pela arte.
Tente ajuda-lo, quem sabe, você mesmo não será ajudado e quem sabe você não ira melhorar sua arte vendo os defeitos na arte do outro?

Fica minha reflexão sobre o assunto.

Até a próxima.

Ps: ainda essa semana farei um review sobre as 5 sessões do AnimaMundi que assisti no primeiro final de semana do festival. Aguardem.

14 de jul. de 2010

Tá chegando a hora - Anima Mundi 2010

Por TebhSpekman 2 comentários

Como alguns já sabem, inclusive acompanhando pelo blog, o festival de animação internacional, o AnimaMundi 2010, começará este final de semana na cidade do Rio de Janeiro depois tendo sua continuação em São Paulo.

Particularmente, ainda não sei quais serão as seções que irei assistir nesta edição, visto que a correria rotineira, que aumentou este mês, talvez não me permita acompanhar o festival mais de perto.

Mas não se aflijam! Ainda devo assistir umas duas, e se Deus permitir, mais seções que terão seus comentários feitos aqui!

Uma seção que creio que vá ser interessante é uma das seções comemorativas pelos 18 anos do Festival, e esta é uma das que pretendo assistir.

Para ajudar quem deseja participar do festival aqui coloco o link direto para a programação do evento.
Lá você poderá ver em PDF ou baixar online.

O festival no Rio de Janeiro ira de 16 de Julho a 25 de Julho e em São Paulo de 28 de Julho a 01 de Agosto.

Outras informações podem ser encontradas no site oficial.

8 de jul. de 2010

Felicidade

Por TebhSpekman 2 comentários

Receberei felicidade...


Receberei o dobro por todas as dores..
Receberei por todos os sorrisos...

na busca de vencer, conquistar...
lutar para cada dia mais buscar ser feliz.


A verdade é que todos nós buscamos a felicidade. Uns através do choro, outros através de lembranças, outros através de sorrisos.
acredite. Essa felicidade jamais vai chegar se continuar buscando do lado de fora.
Ela está ai dentro, sei que é difícil acha-la pois as vezes ainda a perco.
Mas ela está lá.
Busque o seu coração de volta... pois ele estava lá quando você nasceu.

Sim, estou um pouco nostálgica, procurando um punhado de felicidade. Espero que, se você está assim como eu, a encontre também.

30 de jun. de 2010

Encontro com a Morte [Livro]

Por TebhSpekman 4 comentários

Sinopse

Por que Poirot não impediu o assassinato?
Poirot tinha bons motivos para saber que um assassinato seria cometido, que a morte daquela mulher era inevitável.
Por que Poirot não o impediu?
A resposta está nas páginas deste livro, onde Agatha Christie faz o detetive Poirot superar a si mesmo.
Jamais Poirot foi tão brilhante, tão preciso, tão justo e tão lógico.


Minhas Impressões:

Finalmente terminei esse livro.
Digo finalmente pois o tempo curto que tenho para leitura me fez demorar muito para concluir a leitura!
(Saudade da época que lia um livro destes em um ou no máximo dois dias).
Antigo conto da Agatha Christie em sua melhor forma, Encontro com a Morte conta a história de uma familia atormentada...
Aonde uma morte pode livrar a todos de uma vida angustiante e de total tristeza e solidão.
O que mais me chama a atenção na primeira parte do livro é que temos ai uma historia com o maravilhoso Poirot, mas o mesmo só começa a agir depois da metade do livro.
Antes, ele apenas participa como um coadjuvante e como sempre observador de alguns fatos que podem ajuda-lo a desvendar o misterio.
Mas não se engane. De longe esse livro nos deixa advinhar o assassino. E isso só mostra o porque até hoje, Agatha Christie é considerada a Rainha do Crime.
Confesso que tentei... bolei várias teorias... mas o final, me deixou perplexa. Nunca teria pensado naquela solução, jamais teria pensado naquele final.

Sim, não vou falar muito ou falaria demais!
Vou deixa-los com a dica para ler esse livro maravilhoso.
Só um conselho (única falha que considerei que o livro teve):

Ele deduz que o leitor já tenha lido "Assassinato no Expresso Oriente" e acaba contando um spoiler praticamente principal do livro.
Então, se eu fosse você, que não leu ainda esse outro clássico! Correria, leria ele primeiro, e depois embalava neste romance!

Não digam que não avisei!


Dados do livro:

Título: Encontro com a Morte
Edição: 13
ISBN: 8520907571
Editora: Nova Fronteira
Ano: 1980
Páginas: 149

29 de jun. de 2010

Esquentando os motores: AnimaMundi 2010

Por TebhSpekman 3 comentários

Hoje já vim falar de um evento que estou começando a me preparar e espero todos os anos, e quando ele acaba já fico sonhando com o do ano seguinte:
AnimaMundi.

Este ano ele ocorrerá de 16 a 25 de julho no Rio de Janeiro e de 28 de julho a 1º de agosto em São Paulo. Se você quiser saber mais informações na fonte pode conferir no site deles.

Quem me conhece sabe que sou apaixonada por artes visuais e esse festival é um prato cheio, pois nele estão repletas de artes visuais... e olha só: Elas se mexem!

Fazendo uma breve recapitulação do que considerei o melhor do Anima Mundi 2009 temos:




Trecho, na verdade um trailer, de uma das melhores tanto no roteiro, comédia, execução, trilha sonora.
No final você acha que tudo não passa de um trailer para um filme espetacular!
Na verdade você pode conferir o vídeo todo aqui. (a incorporação foi desativada então só me resta isso)


Infelizmente não há vídeos liberados do curta, apenas essa pequena cena.
"Josué e o Pé de Macaxeira" é uma versão bem feita e bem humorada do clássico "João e o Pé de Feijão".

Um que começou muito bem e me decepcionou foi o
Longa "Sita Sing the Blues":

A história toda é contada atraves de musicas de blues. Muito bem eu adoro um bom blues. A animação tem diferentes visuais e achei ousada a ideia. Você tem 3 tipos claros de animações, que dão o tom até das cenas.... Mas se esqueceram que como um musical o filme tem mais música que qualquer outra coisa e cantadas em ingles (lógico, era blues) e elas não possuiam legendas!
Resumindo: Você entende metade do filme apenas (isso se você for como eu, razoavel no inglês).

Enfim, conforme for me aproximando do evento busco mais informações e divido-as com vocês.
Espero que tenham curtido esses poucos videos que trouxe, mas confesso que alguns que vi não lembro mais o nome. Mas o festival vale a pena! Se puder conferir não deixe de faze-lo!

See ya!

27 de jun. de 2010

The collector of souls

Por TebhSpekman 2 comentários

"Every day she seeks a new soul for her collection.
She never meets the emptiness they feel in their soul.
His soul is cold, she needs love."


"A cada dia ela busca uma nova alma para sua coleção.

Ela nunca satisfaz o vazio que sente na alma.

Sua alma é fria, ela precisa de amor."



Estes dias estava tentando proseguir com meu projeto das Deusas gregas. Porém creio que no momento devo estar em algum bloqueio, visto que já é a terceira arte que tento criar no tema e não consigo. Porém hoje cedo tentei criar em cima de outra ideia que tive ao olhar os stocks da Lady-Symphonia.

Imaginei uma colecionadora de almas... que deseja saciar sua sede por amor... acabar com o vazio da sua alma.. com o vazio de sua vida.
Veja a arte em melhor resolução aqui.
Aproveite e compare o antes e depois da arte.



Obrigada por acompanhar, ler e comentar!



17 de jun. de 2010

Quem te inspira?

Por TebhSpekman 3 comentários
Nos últimos dias eu comecei a fazer um exercício que a maioria dos artistas faziam, porém eu não.

Comecei a coletar imagens que de artistas que me inspiram. O engraçado é que dois dias depois uma das minhas amigas/artistas favoritas (Eclipsy - visite a galeria pois vale a pena) criou um grupo no Deviantart especificamente para essa função.
Fiquei muito feliz pois além de me ajudar acho que todos podem se ajudar não é?

Eu sou fascinada pela pintura digital e principalmente por artes fantasy, por isso vou começar com elas.

Selecionei 3 artes que coletei nos últimos dias para mostrar a vocês.
Espero que gostem tanto quanto eu delas!




Luminous por Christiane Vleugels
Uma artista tradicional de pintura em tela.
Artista rara hoje em dia, porém seus trabalhos são ricos em cores, luz e suavidade.




Nimue por Diane Özdamar
Essa artista cria criaturas fantásticas, trabalha muito os detalhes
e nenhum trabalho dela não é rico dos mesmos. O que me chamou atenção neste foram as cores fortes, amo esse recurso, porém usados de forma única e totalmente dosada. Sem falar no detalhe dos peixes muito bem pintados. E as formas que mesmo em determinados momentos não sendo definidas só nos fazem realmente ter ideia do que é e do que está acontecendo na imagem.




Spoiled por Linda Bergkvist
Desde a primeira vez que vi um trabalho dela, me apaixonei por todos. Porém esse creio ser um dos meus favoritos.
devido também aos detalhes, suavidade de cores e expressões.
Uma artista que vale a pena ter a galeria visitada.




To começando a fazer uma pesquisa sobre criatividade e inspiração. Afinal, é um outro exercício que preciso, estou me sentindo pouco criativa. Espero logo por algo para vocês, quem sabe ajudo mais alguém?
E ainda pretendo falar delas (e de outros) separadamente.

Até mais queridos e um bom dia

15 de jun. de 2010

Butterfly, Butterfly - A-ha new single

Por TebhSpekman 0 comentários
Bem, para ser sincera hoje não tenho muuuuito o que falar. Mas... como quem me conhece sabe que eu andava meio chateada com algumas coisas (inclusive minha arte) ontem tive o apoio de alguns amigos que me ajudaram um bocado.
E hoje, para minha surpresa descubro que minha banda favorita (que deveria estar em sua turne de despedida) lança um novo single!?

Eu quase tive um colapso de alegria! hehehe

Bem, a música se chama Butterfly, Butterfly (coincidencia ou não é um nome que possivelmente terá minha próxima arte) :D
Porém o que mais me chamou a atenção é que pensei que eles fariam uma música mais no estilo antigo... lembrando os velhos tempos...

Mas o que tivemos foi uma música no mesmo clima do ultimo CD. (não que isso seja uma reclamação) Afinal amo tudo que eles compoem *-* (não sei se isso é bom ou ruim.)
Bem, então vou deixar com vocês uma amostra do single. Espero que gostem...



[Edit: Tá ¬¬ pelo visto o site coloca para pegar o video mas não o faz de forma direita ¬¬
Para assistirem melhor podem vir por aqui: http://www.youtube.com/watch?v=axfZ-5Kxdtc ]
 

TebhSpekman Copyright © 2012 Designed by Tebhata Spekman Design e Arte Digital