Mostrando postagens com marcador criatividade. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador criatividade. Mostrar todas as postagens

19 de jan. de 2012

The last tear...

Por TebhSpekman 0 comentários
Enquanto as mudanças não veem (afinal necessito planeja-las) Virei mostrando todos os trabalhos que deixei de mostrar por aqui...
Começarei com os "clássicos" que são minhas Manipulações digitais.
O nome desta é The Last Tear ( A última lágrima), que pode ser vista com uma qualidade maior no site:  Deviantart. Junto aos Stocks utilizados.

Ao produzir esta imagem criei esta poesia (em inglês):

The all-seeing guardian of the forest,
hears all and everything feels ...

The last tear
The elf's tear,
Tears of magic ...

Is the last tear...

Is the heart tear.

16 de nov. de 2010

Quem te inspira? - Parte V

Por TebhSpekman 4 comentários



Olá, sei que tem um tempo que não comento posto nada realmente interessante. Estou tentando organizar tudo para finalmente me dedicar a este espaço! Torçam por mim!

As artes que escolhi hoje fazem parte da categoria: Fotografia. Sim, sou apaixonada por esta arte também, apesar de nunca poder tratar como queria sempre.

Prontos? Lá vamos nós!


Esta artista possui uma série de imagens lindas trabalhando este pequeno robo de papel.
São todas divertidas e emocionantes, e o trabalho de fotografia dela é em um dos meus estilos favoritos: Macro. Quando bem feito e trabalhado na medida certa, é incrível.







Ainda me pergunto em que sonho esta artista estava ao tirar esta foto. Iluminação e composição perfeitas em um tema dificil em ambiente difícil. A beleza desta fotografia nos faz querer estar naquele momento ou simplesmente repetir o feito de Alice.






Confesso que não sou apaixonada por fotos de animais, porem é irresistível não se apaixonar por este gato. A foto nos remete a ilustrações ou até um quadro pintado. Remete a um livro infantil, a contos de fada. Singelos, bonitos e com uma cor equilibrada.








Espero que tenham gostado e que estes trabalhos lhe ajudem a achar inspiração.
Prometo não demorar a postar mais uma parte desta série.

Confira também as outras matérias que fiz sobre o assunto:


Sugestões, criticas e comentários são bem vindos.

7 de nov. de 2010

Don't cut me.../Não me corte...

Por TebhSpekman 0 comentários

"Eu não quero perder minha cabeça.
Eu quero pensar por mim mesma.
Até as bonecas tem coração."

" I don't want to lose my head.
I want to think by myself.
Even the dolls have a heart."

Em determinados momentos me sinto assim, como uma boneca, uma marionete controlada por tudo e todos. Como se quisessem trocar todas as minhas peças e partes conforme a vontade, e conforme eu contrario a sociedade. Acho que todos passam por esse momento, todos sentem esse sufocamento e perigo.


Estou em muita falta com vocês, o tempo anda realmente muito corrido. Pois estou além de ter o trabalho normal estou em época de provas. Esta arte que estou apresentando hoje já publiquei no Deviantart a um tempo, porém ainda não tinha feito o Antes e Despois dela.

Espero que apreciem a arte, o antes e o depois e se quiser ver com mais detalhes, acesse.



18 de out. de 2010

O que é Stock Image? [Banco de Imagem]

Por TebhSpekman 2 comentários

Pretendo começar uma série de matérias sobre certos comportamentos, éticas e respondendo algumas dúvidas que a maioria dos artistas (digitais ou não) possuem.

Hoje começarei tentando explicar o que realmente são as imagens consideradas Stock, ou como alguns conhecem imagens que fazem parte de um Banco de imagens.

Afinal, o que elas são?

São imagens que outros artistas, fotografos ou não. Disponibilizam para que outras pessoas as usem em seus trabalhos artisticos.
Deve-se prestar a atenção que estas imagens, apesar de fazerem parte de um banco de imagens para artes, possuem cada uma, uma regra especifica de utilização (os termos de uso) que o seu dono disponibiliza. Essas regras devem ser sempre lidas, e seguidas.

E em que geralmente consistem essas regras?

Simples, vamos usar como exemplo que uma modelo, disponibilize suas fotos para que outros a usem para criar suas próprias imagens. E seu objetivo é ver suas fotos sendo usadas em artes, sem fins lucrativos, ou que estes, quando houver lhe sejem avisados. E não gostaria também de ver suas fotos, seu corpo sendo usado em artes que sejam... macabras (sem cabeça, ou sem alguma outra parte do corpo, com muito sangue e etc...)
Se ela não usar do seu direito de impor regras claras e direcionadas ao uso que ela deseja, pode ser que um dia ela encontre uma obra numa capa de revista usando sua imagem exatamente nas condições que ela não desejaria.
Resumindo: o primeiro principio de seguir as regras do banco de imagem é: ter respeito ao outro artista que despendeu, dinheiro, tempo e seu corpo (as vezes) para lhe proporcionar uma peça.
Este pode ser apenas um dos vários exemplos que poderia citar sobre o assunto.

Então como encontrar essas regras?

Geralmente, todo banco de imagem (mesmo que individual) possui um link para uma pagina de regras, direitos e afins. SE por acaso ele não existir, procure, pois raramente ele "não existe". Claro, que em geral os stockers, mantem suas regras em locais de fácil acesso. Mas nem sempre, até porque alguns são inesperientes. Mas nada que uma tentativa de contato não resolva. Mas sempre, procure seguir essas regras.

E como faço para creditar?

Assim como em um livro, revista. Nas artes visuais em geral tem um espaço para descrição (se não houver até um para crédito), use-o! Se não houver espaço suficiente, coloque um link que redirecione ao local aonde esse crédito apareça.

E o que é uma foto livre de direitos?

Fotos livres de direito são fotos que podem ser usadas de forma idenpendente. Não importando a mídia e o número de vezes utilizada. Você pode encontrar fotos livres de direitos que são de graça e outras pagas (preço fixo).

E como encontrar Bancos e Imagens?

Há diversos sites, como o http://www.sxc.hu ; o Deviantart ; e o http://bluevertigo.ar são alguns destes exemplos.
Mas sempre fique atento as regras de cada imagem!



Bem, creio que falei o básico do básico. Mas que raramente vejo escrito e dito. E o que vocês pensam sobre? Alguma informação complementar? Comentem! Criticas e dúvidas sempre são bem vindas!


A imagem utilizada nessa matéria é do site sxc.hu assim como a maioria das imagens que uso para ilustrar matérias (salvo outros casos)

8 de out. de 2010

Quem te inspira? - Parte IV

Por TebhSpekman 0 comentários
Quanto tempo não é?
A vida anda extremamente corrida e confesso que o pouco tempo que tenho livre, andei me dedicando ao novo projeto. Já deram uma conferida? Não?! Bem, eu recomendo ao menos dar uma "espiada" e claro, me contem o que achou!

Mas tentando voltar a normalidade, se é que realmente ela existe. Hoje, não citarei um tema, nem várias artes aleatórias. Mas sim uma artista chinesa que me encanta com sua arte e riqueza de detalhes, é a phoenixlu do site Deviantart. O blog desta artista chinesa é: http://blog.sina.com.cn/phoenixlu1700

Vamos as artes:


Creio ser o melhor retrato de um anjo que já vi pintado. Note a riqueza dos detalhes nas penas, cabelo e o olhar intenso. Uma arte que poderia ser apenas "mais uma" ganha seu destaque nas mãos desta artista.







com pinceladas mais intensas ela criou essa obra surrealista/fantasia que mais parece um retrato de um sonho.
O que mais me impressiona nesta obra em específico, é que dependendo do dia e estado de espírito do observador ela pode transmitir uma calma, como pode te deixar perturbado com o olhar do pintor e suas pinceladas.
Recria também, boa parte do que vemos em historias de fantasias orientais. As cores muito bem escolhidas te fazem interagir com a cena e buscar detalhes e riquezas. Aconselho a ver a arte original no link (nome) para se deliciar ainda mais.








Será a última arte que trarei hoje (poderia postar várias matérias ou até a galeria toda da artista, mas quero que vá e observe por si só).
O engraçado é que eu e uma outra amiga (quando retwitei essa imagem no twitter) pensamos foi o mesmo ao ver. Lembra muito o livro "Memórias de uma Gueixa" que amo e é incrivelmente lindo, assim como essa arte. Mas o motivo principal da escolha dela foi por ela representar em uma arte só, as maiores caracteristicas desta artista.
Suas artes possuem um toque oriental, seja na anatomia, nas vestimentas, ou simplesmente em um pequeno simbolo colocado como detalhe. A riqueza de detalhes no cenário e nos personagens, representando pequenos pontos do tecido, acessórios... e a magia que ela transmite em cores, fazendo ser uma pintura intensa e delicada.


Espero que tenham gostado destas 3 artes que escolhi. E prometo não demorar muito mais para trazer outras.
Confira também as outras matérias que fiz sobre o assunto:




Sugestões, criticas e comentários são bem vindos.

25 de ago. de 2010

Exercícios para criatividade II

Por TebhSpekman 2 comentários

Pois é, andei realmente muito afastada de vocês nos ultimos tempos não é?
E devendo uma série de matérias. Mas não se aflijam, estou tentando recolocar tudo no seu devido lugar e por isso hoje venho trazer a vocês um segundo post da série de criatividade.

O retorno a primeira parte foi realmente muito bom. Fiquei particularmente feliz, pois gosto de trocar ideias com pessoas que tem prazeres parecidos com o meu. Arte e cultura.
A verdade é que quando venho aqui escrever não tomo a postura de dona da verdade. Pois o máximo que sou é uma amadora que estuda a finco para chegar ao seu objetivo.

Quem quiser ver as duas primeiras dicas e os comentários que dai surgiram é só clicar aqui: Exercícios para criatividade I

Vou falar de mais duas pequenas dicas, que creio a maioria já saber, mas acho bom, sempre dar aquele "estimulo" e quem sabe surge uma sugestão que você ainda não tenha praticado?


Referencias:
Tenha sua pasta de inspiração! Até os grandes artistas usavam deste meio para se inspirar e buscar criatividade. Leia, escute música, veja filmes, séries, visite uma galeria de arte, dê um passeio em um parque.
Catalogue tudo que você gosta, liste, memorize. Nossa arte é sempre uma mistura de tudo que gostamos e repleta de referencias do que ja vimos e vivemos.
E não é dificil exercitar, peque a letra de uma música que você gosta e trabalhe sobre ela. Se for escrevendo: que seja uma cena aonde você reescreva aquela historia. Se for uma arte visual, retrate o ponto mais marcante.
Com o tempo você vai começar a fazer isso sem precisar ler a letra, apenas sentindo...

Olhe tudo a sua volta:
Creio que isso é quase uma continuação do tópico anterior. A verdade é que o mundo ao redor é um palco repleto de material de referencia.
Uma mãe cuidando de um filho, uma discursão de casal ou até o olhar perdido de uma pessoa aparentemente desolada na rua. O fato é que é só abrirmos a porta de casa e há um mundo de material para você se inspirar!
Quando for a um parque, observe as pessoas (só não fique com olhar paranoico ou vão acabar achando que é alguém perigoso rsrs).
Observe! Essa é a palavra chave. E hoje, se possivel tire fotos (praticamente todos tem uma camera no celular) e registre se alguma cena te marcou.

Teste o publico:
Faça exercicios e mostre a pessoas que são do "ramo", se você puder e tiver, e para pessoas que desconhecem sobre o assunto, pais, familia, namorado... É sempre bom ver os dois lados da moeda, saber opiniões, e isto, ajuda até a ver defeitos. Como isso ajuda na criatividade?
Simples, você terá que solucionar esses pequenos problemas. E de preferencia opte por formulas diferenciadas.
E até sugestões das mais inusitadas podem surgir destas pessoas.


Espero que tenha ajudado alguém e que gostem tanto quanto do ultimo artigo!
Se tiverem alguma sugestão podem falar, acho ótimo! Até porque é compartilhando ideias que aprendemos!
Até a próxima

20 de ago. de 2010

Nicolas era... - conto

Por TebhSpekman 4 comentários
Para alguns que ainda não conhecem nada da obra do mestre (leia-se Neil Gaiman). Hoje o Nery(um dos meus amigos do UNF) me apresentou a este conto, que por minha falta de tempo em terminar o livro "Fumaças e Espelhos" ainda não tinha lido.
Para terminar bem a sexta fiquem com Nicolas era...

"Nicolas era mais velho que o pecado e sua barba não podia ficar mais branca. Ele queria morrer.
Os anões nativos das cavernas do Ártico não falavam sua língua, mas chilreavam na deles e realizavam rituais inconpreesíveis quando não estavam trabalhando nas fábricas.
Uma vez ao ano, forçavam-no, aos prantos e sob protestos, pela Noite Sem Fim. Durante jornada, permaneceria ao lado de cada criança do mundo, deixando um dos presentes invisíveis dos anões ao pé da cama.
As crianças dormiam, congeladas no tempo.
Ele invejava Prometeu e Loki, Sísifo e Judas. Seu castigo era mais sombrio.
Ho.
Ho.
Ho."
(GAIMAN, Neil. Fumaça e Espelhos. Contos e Ilusões. São Paulo:Via Lettera Editora e Livraria,2002,p 50)

19 de jul. de 2010

Como fazer uma crítica construtiva?

Por TebhSpekman 15 comentários
Acho que o melhor ponto para começar é falando do quanto me senti mal semanas atrás ao ver um certo julgamento de imagens. Não, não eram minhas imagens mas de outros artistas. Amadores ou não, sofreram uma discriminação ou no mínimo um julgamento injusto.
E já não é a primeira vez que vejo isso no meio dos manipuladores e artistas digitais.

Sou uma pessoa observadora. Esta é uma das minhas principais caracteristicas e com isso analiso sempre. Mesmo de longe. E por isso que depois de tanto ver esse tipo de comportamento estou escrevendo essa matéria, desabafo, pedido, enfim, entendam como acharem mais justo.

O fato é que certos julgamentos que alguns manipuladores sofrem a maioria das vezes injustos porque os outros não tem tato, ou ética para julgar.

O que deve ser realmente julgado em uma arte?

As técnicas usadas? Seu conhecimento sobre o tema? Sua criatividade?
Se está dentro do tema? (se estamos falando de um concurso)
Sua saída dentro de limitações impostas as vezes pela obra, tema, ou base?

Ou deve ser julgado através do seu gosto pessoal sobre a arte?

Este é um ponto delicado que venho encontrando em alguns concursos e desafios aonde vejo imagens realmente bem executadas perderem seu espaço por terem "cores demais" ou "cores de menos" ou "a modelo não é bonita" ou "não gosto deste estilo, acho sem graça". Isso não é julgamento. Isso é sua opinião sendo imposta sobre um grupo ou definindo um concurso, ou até o estilo que um artista deve seguir.

Quando você está analisando ou julgando uma arte o seu gosto pessoal deve ser posto por terra.
Você não é a unanimidade que fará aquele artista ser ou não reconhecido.
Antes de mais nada, você deve avaliar retirando seu coração. Analise técnica. Como um professor com um aluno.

Antes de criticar, saiba o que realmente está levando em conta. Se apenas o seu gosto ou realmente algo que pode fazer a diferença para o artista.
Seja profissional ou amador. Todos devem ter o direito de melhorar através de sugestões verdadeiras. Mostre que você realmente possui conhecimento sobre aquilo a ponto de acrescentar algo.

Ninguém é seu concorrente. Apenas mais um colega ou quem sabe um amigo que compartilha do seu desejo e paixão pela arte.
Tente ajuda-lo, quem sabe, você mesmo não será ajudado e quem sabe você não ira melhorar sua arte vendo os defeitos na arte do outro?

Fica minha reflexão sobre o assunto.

Até a próxima.

Ps: ainda essa semana farei um review sobre as 5 sessões do AnimaMundi que assisti no primeiro final de semana do festival. Aguardem.

10 de jul. de 2010

Exercicios para criatividade I

Por TebhSpekman 10 comentários

Ando buscando modos de exercitar minha criatividade. E com isso ando fazendo algumas buscas. E com elas eu achei algumas dicas para exercício da criatividade que achei interessante e tentarei aos poucos compartilhar com vocês. Afinal a pior coisa é quando sentamos para criar e nada nos vem. Nenhuma idéia, nenhuma luz.

Tudo começa com boas noites de sono:
Somos humanos e como tais precisamos de um momento para recarregar. Com isso o sono é fundamental para quem cria, pois além de poder ser fonte de inspiração (alguns artistas sonham com suas próximas obras). Além de ajudar a esfriar a cabeça para deixar vir novas idéias.
Um outro ponto que sei sobre a importância de uma boa noite de sono são para problemas existentes. As vezes uma solução vem durante o sonho, ou até mesmo assim que acorda. Pois o nível de estresse ta bem mais baixo.

Musica para a alma
Fonte de inspiração de pintores e poetas uma boa música pode ajudar o artista a se transportar a outro lugar. Sim, nada com prestar atenção naquele acorde de violão, solo de piano, enfim, aquele detalhe de uma música ou de um álbum que pode te inspirar. Preste mais atenção nos detalhes das músicas. Sinta o ritmo e analise as letras. Elas podem ajudar a dar um novo sentido para uma palavra, expressão ou imagem.

A série não vai ficar por aqui, acredite. De tempos em tempos vou estar postando algumas dicas que me ajudam e vão te ajudar a ser mais criativo.
Até mais.

17 de jun. de 2010

Quem te inspira?

Por TebhSpekman 3 comentários
Nos últimos dias eu comecei a fazer um exercício que a maioria dos artistas faziam, porém eu não.

Comecei a coletar imagens que de artistas que me inspiram. O engraçado é que dois dias depois uma das minhas amigas/artistas favoritas (Eclipsy - visite a galeria pois vale a pena) criou um grupo no Deviantart especificamente para essa função.
Fiquei muito feliz pois além de me ajudar acho que todos podem se ajudar não é?

Eu sou fascinada pela pintura digital e principalmente por artes fantasy, por isso vou começar com elas.

Selecionei 3 artes que coletei nos últimos dias para mostrar a vocês.
Espero que gostem tanto quanto eu delas!




Luminous por Christiane Vleugels
Uma artista tradicional de pintura em tela.
Artista rara hoje em dia, porém seus trabalhos são ricos em cores, luz e suavidade.




Nimue por Diane Özdamar
Essa artista cria criaturas fantásticas, trabalha muito os detalhes
e nenhum trabalho dela não é rico dos mesmos. O que me chamou atenção neste foram as cores fortes, amo esse recurso, porém usados de forma única e totalmente dosada. Sem falar no detalhe dos peixes muito bem pintados. E as formas que mesmo em determinados momentos não sendo definidas só nos fazem realmente ter ideia do que é e do que está acontecendo na imagem.




Spoiled por Linda Bergkvist
Desde a primeira vez que vi um trabalho dela, me apaixonei por todos. Porém esse creio ser um dos meus favoritos.
devido também aos detalhes, suavidade de cores e expressões.
Uma artista que vale a pena ter a galeria visitada.




To começando a fazer uma pesquisa sobre criatividade e inspiração. Afinal, é um outro exercício que preciso, estou me sentindo pouco criativa. Espero logo por algo para vocês, quem sabe ajudo mais alguém?
E ainda pretendo falar delas (e de outros) separadamente.

Até mais queridos e um bom dia
 

TebhSpekman Copyright © 2012 Designed by Tebhata Spekman Design e Arte Digital